COBERTURA E IMUNOBIOLÓGICOS

Para cálculos de cobertura considera-se as seguintes populações:
Imunobiológico Período (a partir de:) População-alvo Cobertura com:
BCG (BCG) 1994 < 1 ano 1ª dose
Contra Hepatite B (HB) 1994 < 1 ano 3ª dose
Oral contra poliomielite (VOP) 1994 < 1 ano 3ª dose
Tetravalente (DTP/Hib) (TETRA) 2002 < 1 ano 3ª dose
Tríplice Bacteriana (DTP)(b) 1994 < 1 ano (2003: 1º e 2º reforços )
3ª dose

FÓRMULA DE CÁLCULO

A fórmula de cálculo da cobertura é o número de doses aplicadas da dose indicada (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme a vacina) dividida pela população alvo, multiplicado por 100. Exemplo: para a Tetravalente (DTP/Hib), considera-se o número de terceiras doses aplicadas na faixa etária de menores de 1 ano.

QUANTITATIVO DE DOSES APLICADAS

O quantitativo de doses aplicadas demonstrado nos gráficos de cobertura representa a quantidade de doses aplicadas na última aplicação necessária para a completa imunização. Ex. BGC, quantitativo aplicado de 1ª doses; Tetravalente (DPT/HIB), quantitativo aplicado de 3ª doses.

População Alvo

A população-alvo utilizada para cálculo das coberturas vacinais é determinada como se segue

De 2002 a 2005

A partir de 2006, para todos os estados:

Obs: Em 2002, foi realizada a implantação da vacina tetravalente para substituir as vacinas DTP e Hib isoladas na faixa etária de menores de 1 ano. Devido à  forma gradual de sua implantação e à necessidade da utilização das vacinas DTP e Hib isoladas até dezembro de 2002, é necessária a soma das vacinas para o  cálculo da cobertura vacinal da seguinte forma: para difteria, tétano e coqueluche deve-se somar as terceiras doses da vacina DTP e da vacina tetravalente; contra o haemophilus influenzae, deve-se somar as terceiras doses das vacinas Hib e tetraalente.

OUTRAS FORMAS DE OBTER INFORMAÇÕES

O DATASUS e a Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, colocam à disposição da  comunidade diversos meios para obter informações sobre Imunizações: